Planejar a sua viagem tem muitos benefícios. Além da economia, um bom planejamento faz a sua aventura se tornar aquilo que você sonha. O ideal é começar se perguntando “onde ir?”, “quanto tempo de viagem?” e “quanto estou disposto a gastar?”. Analise suas expectativas e seu estilo de viagem – se você preza mais pelo conforto ou economia — isso te ajuda a economizar sem ter que sacrificar muito.
A aventura começa quando você busca saber mais sobre o seu destino, vamos te ajudar a planejar a sua viagem com algumas dicas para você conseguir montar a trip dos seus sonhos, sem perrengues, surpresas desagradáveis e problemas financeiros.
MONTANDO O SEU PLANEJAMENTO E CRONOGRAMA:
Caso não tenha certeza do local que você quer ir, compare 3 destinos, começando pelos seus atrativos, hospedagens e preços. Procure saber como chegar, valores das passagens, opções de hospedagem, restaurantes, passeios, quando é a temporada para visitar e se há algo para fazer na cidade fora de temporada. Indicações são muito importantes, não precisa necessariamente se informar com pessoas conhecidas, faça uma busca em blogs, grupos, fóruns e redes sociais assim você alinha a sua expectativa com a realidade do local
PROCURE SABER MAIS SOBRE O SEU DESTINO
Assim que seu destino estiver decidido, você precisa escolher qual a data e a duração da viagem. Compare os preços durante e fora de temporada, veja o que é mais interessante para você.
Procure saber sobre o clima, se costuma chover muito ou ficar muito frio na época do ano que você vai viajar, assim você se prepara melhor. Depois elenque as principais atrações que você deseja visitar, faça um cronograma de onde ir, contando com os custos e tempo de deslocamento. Verifique também se alguma atração é paga, se possível compre o ingresso antes para evitar filas.
Conheça a cultura local, pesquise um pouco sobre os costumes antes de ir. Apesar do planejamento ser muito importante, deixe um tempo livre no seu cronograma, pode ser algumas horas entre uma atividade e outra, ou até um dia inteiro, assim você se deixa levar um pouco pelo local que está visitando.
SUA JORNADA – MEIOS DE TRANSPORTE E OUTRAS DICAS DE PLANEJAMENTO
Dependendo do seu destino, e tempo livre para viajar, você pode optar por ir de carro, avião ou ônibus. Se você vai viajar com o seu carro, planeje uma revisão para algumas semanas antes da viagem. Assim você pode cair na estrada com mais segurança. Não se esqueça de acrescentar a vistoria no orçamento da viagem, junto com a gasolina e outros possíveis gastos com o veículo.
Caso você opte pelo avião ou ônibus, compare em diversos sites e companhias para encontrar os melhores preços. Além disso, não se esqueça dos aplicativos de carona e veja também passagens em agências de viagem, pois às vezes eles fretam o veículo, fazendo a passagem sair mais barata quando sobram assentos.
Procure saber como é o transporte público no destino e se compensa alugar um carro para passar os seus dias por lá. Baixe o mapa da cidade e arredores no seu celular, assim você não corre o risco de ficar perdido se estiver sem sinal.
Leia também: Analândia: o destino turístico de aventura para se desbravar!
ESCOLHENDO SUA HOSPEDAGEM
Para escolher a sua acomodação, seu orçamento e perfil viajante são as maiores influências. Para longos períodos você pode optar por alugar uma casa de temporada, se for com toda família pode ser mais interessante se hospedar em um resort e se você busca economia e conhecer novas pessoas, um hostel é a melhor opção. Lembrando que muitos hostels hoje em dia tem a opção de quarto privativo, assim você mantém a privacidade e economia.
Leve em consideração um local em que você vai se sentir confortável e que facilite o acesso aos locais que você mais quer visitar. Confira diferentes sites de reservas e aplicativos para encontrar os melhores preços, não esqueça de analisar as opiniões de quem já se hospedou por lá.
ONDE COMER EM SUA VIAGEM
Descobrir previamente onde vai comer pode facilitar muito a sua viagem, veja se há boas opções na sua hospedagem e arredores. Procure saber também o preço de restaurantes próximos às atrações que você vai visitar e não se esqueça de pesquisar por estabelecimentos que oferecem comidas típicas para você provar e ter mais imersão cultural.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Você não precisa necessariamente ter o dinheiro para viajar, analise o seu orçamento e veja quanto você poderia gastar por mês ao planejar a sua viagem. Se possível, corte alguns gastos supérfluos do cotidiano para te ajudar a ficar mais tranquilo na viagem. Pesquisar e comparar suas opções pode te auxiliar a economizar uma boa grana, além disso tente pagar o máximo possível adiantado. Outra dica que pode te trazer economia é estabelecer um gasto ideal e máximo por dia de viagem, assim você não gasta mais do que seu orçamento permite. Sacar o dinheiro para usar é essencial, alguns locais podem não aceitar cartão e é mais fácil controlar os gastos levando dinheiro físico.
Pronto, agora é só você seguir as nossas dicas e sonhar com a sua próxima viagem.