A cidade da Imperatriz – Cristina – é famosa por seus cafés especiais. O pequeno município do sul de Minas Gerais, com apenas 10,4 mil habitantes, possui mais de 80 produtores de café especial. Vários produtores da cidade já ganharam o prêmio mundial, “Cup of Excelence” que consagra os melhores cafés do mundo. Entretanto, o café não é o único atrativo da cidade. Há belezas naturais e muitos lugares com a história do Brasil pra contar.
Leia também: Conheça Pedralva e seus Festivais: Natureza e cultura na cidade mais roqueira de Minas Gerais
A região começou a ser ocupada por volta de 1790. O terreno onde hoje está localizada a cidade de Cristina fazia parte da sesmaria (porções de terra) de Cumquibos e Urutu. Somente no ano de 1850, quando a freguesia foi elevada à categoria de vila, deu-se o nome de Cristina em homenagem a Imperatriz Tereza Cristina, esposa de Dom Pedro II.
O município dos cafés especiais só foi considerado cidade em 1872.
DO PÉ À XÍCARA – CONHEÇA OS CAFÉS ESPECIAIS DE CRISTINA/MG
Com mais de 80 produtores de café especial, o pequeno município possui terroir que favorece a produção de um dos melhores grãos do mundo. Os principais cafés são o Cristina, Sebastião Afonso e o café Sertãozinho. Existe um roteiro para você conhecer mais sobre a produção de Cristina. A Rota do Café é um passeio que pode ser realizado com a Cristina Adventure que organiza grupos de excursão por lá, além de outros passeios na região.
Fazenda Transwall:
Produz há 17 anos, o Café Cristina. Um café especial que obteve medalha de ouro no concurso internacional Brazil Cup of Excellence (2005) e foi vencedor do primeiro concurso nacional da Associação Brasileira da Indústria do Café. Sr. Daltro Noronha Barros, um estudioso, proprietário e dedicado produtor, é considerado pioneiro de produção “do pé à xícara”, produzindo todo o processo.
Fazenda Santo Antônio:
Esta é uma fazenda responsável pela torrefação do café e também oferecem degustações de café especial. Contam com acomodações no estilo hospedagem domiciliar. Fica bem próxima da Fazenda Transwall.
Torrefação & Trader Sertãozinho:
Esse empreendimento nasceu da união de dois dedicados produtores, Cleverson Daniel do Sítio Vargem Alegre Farm e Edson Silva do Sítio Cachoeirinha. Além de produzir e comercializar grãos premiados também prestam serviços de torra, prova e cursos (barista/prova). O Café Sertãozinho, produzido lá, recebeu diversos prêmios os últimos foram em 2018: 2º lugar BestCup e 1º lugar Late Harvest BSCA.
Sítio São Sebastião:
Originalmente as terras da família que hoje produzem café, produziam arroz. Sebastião Afonso era um dos 8 irmãos que ficou com um lote de terra da família e negociou a compra de outros seis lotes, sendo dono de um total de sete. Atualmente, Afonso possui 360 hectares de terra, sendo 85 hectares dedicados a produção de café. O seu empenho resultou em diversos prêmios e altas notas conquistando nos anos de 2014 e 2015, o prêmio mundial “Cup of Excelence” que consagra os melhores cafés do mundo.
PRINCIPAIS ATRATIVOS TURÍSTICOS EM CRISTINA/MG
1 – Cachoeira da Gruta – queda d’água urbana, em um parque no centro da cidade. A trilha é segura e bem tranquila. Há vários pontos onde pode-se observar a linda vista e entrar na água.
2 – Museu do Trem – ótimo local para aprender um pouco mais sobre a cultura e história local. Apesar de ser voltado para itens ferroviários, há diversos artefatos antigos, alguns ligados a realeza e outros aspectos históricos da cidade da Imperatriz, Cristina-MG.
3 – Café com música – este evento já é uma tradição na região. Ocorre há mais de 10 anos no centro da cidade no mês de Junho. Lá você pode degustar os melhores cafés do Brasil entre deliciosas comidas típicas mineiras ao som de músicas de qualidade como Jazz, Baião e MPB.
ACOMODAÇÕES EM CRISTINA/MG
1 – Pousada Casarão dos Noronha – um belíssimo casarão colonial do séc. XVIII adaptado para pousada. Quartos muito confortáveis com decoração romântica sendo cada um com nome de uma flor. Possui biblioteca, sala social, um pequeno quintal arborizado com bancos e cozinha com sala de jantar onde se serve o café da manhã com uma vista incrível da Serra. Diárias a partir de 200 reais, com café da manhã incluso.
2 – Vila das Flores – um recanto perto da natureza e próximo da cidade de Cristina. Extremamente aconchegante, um local ótimo para quem está buscando novas experiências. A vila das Flores possui 3 suítes que recebem até 5 hóspedes. Para mais informações e valores ligue para (35) 3281-1205.
3 – Bar e pousada do Giovani – hospedagem de ambiente familiar, tranquila e aconchegante. Possui bar no local e café da manhã incluso. Diárias a partir de 60 reais por pessoa.
RESTAURANTES EM CRISTINA/MG
1 – Restaurante e Pizzaria Real – ótima pizza e comidas da cozinha brasileira e sul-americana, tudo com um atendimento de qualidade. Durante a noite há rodízio de pizzas e massas, e comidas caseiras à la carte. Durante o almoço você pode fazer uma refeição self-service.
2 – Cantinho da Natalia – local acolhedor, com opções variadas, self-service, comida de qualidade e bom atendimento. Ótima opção de massas e carnes.
3 – Pizzaria dú Max – local bem arejado, com diversas mesas, bom atendimento e deliciosas pizzas. Ótimo custo-benefício. Vá Pro Interior recomenda na noitada por Cristina. Era uma das poucas opções abertas na quarta feira de cinzas.
4 – Bar Cachoeira Utopia – localizado no alto da Cachoeira da Gruta, é uma opção para comer uma porção após a trilha ou se refrescar. Possui banheiro e ducha. Local rústico e simples com uma bela vista.
5 – Bar e pousada do Giovani – local aconchegante, servem petiscos e comidas de boteco.
COMO CHEGAR EM CRISTINA
Para chegar na cidade da Imperatriz, o aeroporto mais próximo é o de Guarulhos (GRU). Você pode alugar um carro, ou procurar por um roteiro de ônibus lá mesmo. A viagem dura em torno de 4h e são percorridos em torno de 283 km.
Saindo de carro do Aeroporto Internacional de Guarulhos pegue a BR-116 em Cumbica, siga até chegar na BR-459 em Jardim Novo Horizonte, Lorena. Continue em BR-459. Pegue a MG-350 até BR-383 em Santa Rita de Cassia, Itajubá. Siga a BR-383 até R. João Pessoa em Cristina. Caso a sua viagem se inicie em São Paulo/SP o caminho é bem parecido, basta pegar a BR-116 e seguir o caminho acima.
De carro Belo Horizonte – Cristina
Essa é uma viagem que dura em torno de 5h e 20 minutos, rodando por volta de 416 km. Pegue a Av. do Contorno, Av. Tereza Cristina e Av. Amazonas até BR-262/BR-381 em Glalijá, Contagem. Em seguida siga a BR-381 e BR-267 até BR-460 em Cambuquira. Continue na rodovia até a BR-383 em Carmo de Minas. Mantenha-se na BR-383 até Cristina.
VÁ PRO INTERIOR RECOMENDA
Hospedagem – Pousada Casarão dos Noronha
Restaurante – Bar Cachoeira Utopia
Guia Turístico Rafael Rezek nos guiou por um passeio incrível por Cristina, diretor da Cristina Adventure:
Quer conhecer mais desta experiência no sul de Minas Gerais, veja o vídeo no nosso canal do Youtube, Vá Pro Interior.
Se você gostou deste roteiro por Cristina, compartilhe nas redes sociais!
Até a próxima viagem!