O Vale das Águas é uma região do oeste catarinense composta por 27 cidades, por isto, oferecem diversos atrativos turísticos, sendo o principal deles: as águas termais.
Por lá, você encontra ainda o turismo histórico, religioso, natural, cultural, de aventura e o gastronômico.
Conheça um pouco o oeste catarinense neste post.
ATRATIVOS E ROTAS TURÍSTICAS
O Vale das Águas é uma ótima região para renovar as energias, conectar-se com a natureza e com a cultura local. A maioria das cidades do Vale se encontram em torno de uma hora de carro do Aeroporto de Chapecó, o que torna acessível e fácil conhecer esta região.
Na cidade de Quilombo, há a Rota dos Encantos Rurais, um passeio que conta com visita guiado a um sítio, cachaçaria, fazenda, vinícola e lindas paisagens ao longo do trajeto. Outro roteiro interessante é a Rota do Bem Viver, com trajetos de turismo de aventura, rural e cicloturismo. Passa pelas cidades de Santiago do Sul, União do Oeste, Formosa do Sul e Quilombo.
Além destes passeios, indicamos também o Salto Saudades, a 20 km de Quilombo, com diversas quedas de água, similar a uma “miniatura” das Cataratas do Iguaçu.
Já na cidade de São Carlos, não pode faltar no seu roteiro, uma visita a Casa da Memória de São Carlos, que preserva a história dos imigrantes que povoaram a região e no Sítio Vida e Saúde, uma propriedade autossustentável, com horto de plantas medicinais, sementes crioulas, alimentos para auto abastecimento, produção orgânica e conservação da água. A família disponibiliza visitas à propriedade para ver todos os projetos implantados. Tem opção de visitas com refeições como lanche e almoço, com pré-reserva. Vende-se mudas de plantas medicinais e temperos. Para complementar o passeio, o filho dos proprietários faz belíssimas pinturas que podem ser encomendadas por meio do perfil @floreios_br.
TURISMO TERMAL NO VALE DAS ÁGUAS
O grande atrativo da região são as águas termais, por isto, a região foi denominada de Vale das Águas. As principais cidades com este atrativo são: Palmitos, Quilombo, São Carlos, São João do Oeste e Chapecó. Conheça um pouco mais sobre esses lugares:
1 – Termas de Quilombo – as águas termais de Quilombo são levemente alcalinas, fluoretadas e bicarbonatadas, chegam a uma temperatura de até 38ºC. Infelizmente as piscinas não ficam abertas o ano todo na cidade, apenas entre outubro e março. Não foi possível encontrar mais informações sobre preços.
2 – Termas São Carlos (Balneário das Pratas) – um complexo com uma excelente estrutura turística possui bares, restaurantes e decks, voltada ao lazer de toda a família. Tem uma grande área de camping e uma prainha artificial às margens do Rio Uruguai, além de um complexo de águas que inclui chuveirões, piscinas e banheiras de imersão abastecidas por água termal, que jorra a 37ºC. As águas são muito alcalinas, composta por diversos minerais e com alto poder terapêutico, atuam na diminuição de dores e tensões musculares, melhoria do sono, redução do nível de estresse e ansiedade, além de deixar a pele mais bonita e aumentar o vigor físico.
3 – Termas Palmitos (Ilha Redonda) – o balneário da Ilha Redonda é um complexo termal completo, possui área de camping, hotéis, restaurantes, trilhas ecológicas e mata nativa. O termas fica localizada a uma distância de 15 km da cidade. Para se banhar é preciso pagar uma taxa de 12 reais.
4 – Termas Águas de Chapecó – as fontes termais de Chapecó são administradas pelo complexo e parque aquático Hidroeste. As águas minerais jorram de um poço a 37º C. Essa fonte é uma das primeiras a ter sido descoberta. Foi encontrada em 1896, quando se iniciou a colonização da região por descendentes de imigrantes italianos. Não encontramos informações sobre preços, você pode entrar em contato por meio dos números de telefone presentes nesse link.
5 – Termas São João do Oeste – o Parque das Águas Termas São João é um complexo termal ideal para relaxar com seus amigos e familiares. Lá você pode participar de passeios, se hospedar em kitnets, acampar, fazer trilhas, aproveitar o parque aquático e relaxar nas águas termais. A água de São João é uma das mais quentes do Brasil, ela chega até 52º C. Você pode conferir mais informações entrando no site, clique aqui.
CONHEÇA ALGUMAS OPÇÕES GASTRONÔMICAS NO VALE DAS ÁGUAS
Por ser uma região ampla, não faltam opções para uma boa refeição. Mesmo assim, separamos uma pequena lista com alguns estabelecimentos para você visitar.
1 – Cris Haus – esse restaurante fica em São Carlos, possui uma boa variedade de pratos, saladas e cervejas artesanais, além disso eles também servem pizzas. O local possui um ótimo atendimento e bom custo-benefício.
2 – MR Brew Cervejaria – além de ser um ótimo lugar para tomar uma cerveja artesanal, aqui também é ótimo para passar momentos de sossego e descontração. O pub conta com um ambiente externo a beira rio, com muito verde e decoração feita com materiais reutilizados. Além disso tudo, eles adquirem os produtos para fazer as cervejas com fornecedores locais, o que proporciona um sabor único, só encontrado na região.
3 – Santo Bar Choperia – localizado em Chapecó, a choperia possui um ambiente agradável e informal, cervejas de qualidade, bons lanches e porções saborosas.
4 – Empório Tesser – também localizado na cidade de Chapecó, esse restaurante possui uma belíssima apresentação dos pratos, servem opções vegetarianas e pratos de diversas cozinhas do mundo, tudo isso aliado com um atendimento excelente, um ambiente aconchegante e acolhedor.
HOSPEDAGEM NO VALE DAS ÁGUAS
1 – Hotel Pressi – localizado na cidade de Pinhalzinho, possui hidromassagem, bar, academia e café da manhã incluso. Diárias a partir de 181 reais.
2 – Pratas Thermas Resort – localizado em São Carlos, essa é a opção mais completa de hospedagem. Possui piscinas de água termal, ao ar livre e coberta, além de sauna e hidromassagem. O complexo fica a uma distância de 300 metros do Balneário das Pratas (mencionado no texto acima em turismo termal). Diárias a partir de 298 reais.
3 – Hotel Efapi Center – esse hotel fica em Chapecó, possui café da manhã incluso e restaurante no hotel. Diárias a partir de 172 reais.
4 – A J Hotel – aqui são aceitos animais de estimação, a recepção é 24 horas e tem café da manhã caseiro incluso. Hotel fica em Chapecó. Diárias a partir de 161 reais.
VÁ PARA O INTERIOR RECOMENDA
Nossa hospedagem: Pratas Thermas
Nosso passeio ecológico e cultural: Sítio Vida & Saúde
Nossa cervejaria predileta: MR Brew Cervejaria
Dica:
Inclua no roteiro uma visita a cidade de Ametista do Sul e se deslumbre com as pedras ametistas e minas que estão por toda a cidade.
Quer saber mais sobre nosso roteiro por lá, veja nosso post sobre Ametista.
Agora que você sabe um pouco sobre a região do Vale das Águas, acesse o site e conheça mais sobres as cidades e muitos outros atrativos para desbravar ou baixe o aplicativo ‘Rota das Termas SC’ e monte seu roteiro!
Gostou desta dica?!
Compartilhe e deixe seu comentário!
Até a próxima viagem!