UMA BREVE HISTÓRIA
No século XVIII, as terras da cidade de Piquete pertenciam à freguesia Nossa Senhora da Piedade (Lorena). Mais tarde, por ser um caminho de abastecimento das “minas de Itajubá” houve a necessidade de firmar um posto fiscal com intuito de cobrar impostos pelas as mercadorias importadas vindas da Capitania de Minas que ali passavam. Com isto, houve a necessidade de lugares para repousar que fez com que ranchos e currais se multiplicassem dando origem ao ‘Bairro do Piquete’.
Nas décadas seguintes, com a expansão do bairro, seus habitantes lutaram e conseguiram em 1875 que a capela de São Miguel fosse elevada a condição de Freguesia de São Miguel do Piquete. Aos poucos, um núcleo urbano foi sendo constituído no bairro que após algumas articulações políticas tornou-se a Vila Vieira do Piquete em 1891 se emancipando de Lorena.
Em 1902, uma fábrica de pólvora foi instalada pelo Exército na Vila Vieira do Piquete que fez com que avançasse o desenvolvimento econômico e social da vila. Em consequência disto, um decreto estadual, transformou a vila em cidade com o nome de ‘Vieira de Piquete’. Por força da Lei Estadual nº 1470, em 1915 a vila teve sua denominação alterada para Piquete.
VÁ PRO INTERIOR EM PIQUETE
O Vá Pro Interior foi até Piquete e conheceu de pertinho o que esta cidade tem a oferecer aos visitantes. Para quem gosta de conexão com a natureza, esta cidade oferece dois belíssimos passeios: a trilha para o Pico dos Marins e a trilha para as cachoeiras da Fazenda Mundo Novo 1.
A agência receptivo que nos guiou foi a Peixoto Expedições. Com eles, pudemos conhecer uma das mais belas cachoeiras da região, a Cachoeira das Andorinhas, localizada na Fazenda Mundo Novo 1.
Confira a seguir!
CACHOEIRA DAS ANDORINHAS
Ao chegar bem cedo na Fazenda Mundo Novo 1, a recepção foi acolhedora, com um café de manhã caseiro repleto de pães e bolos. A dona, Sra. Odete, muito simpática nos recepcionou juntamente com a Sra. Sônia, aquela mulher porreta que preparou todos estes quitutes caseiros maravilhoooosos!
Após o café com prosa na cozinha, iniciamos nosso passeio até a Cachoeira das Andorinhas. Neste passeio, a trilha é fácil e leva em torno de 30 minutos por dentro da propriedade, com apenas uma parte íngreme e as demais com pequenas subidas.
Ao chegar na cachoeira, a primeira impressão é: isto aqui é um templo natural!
Por isto, temos muitos motivos que coloca a Cachoeira das Andorinhas no nosso top 3. São eles:
- Primeiro, o estado de preservação da floresta.
- Segundo, a vista enigmática de uma carranca esculpida naturalmente na pedra por onde desce as águas (percebeu?).
- Terceiro, encontramos uma confortável poltrona de pedra onde pode-se receber uma hidromassagem natural.
- Quarto, o poço formado na frente da cachoeira é tranquilo e delicioso de nadar. A água como é de se esperar, bem gelada e revigorante.
- Quinto, a incrível gruta que se formou atrás da queda d’água é acessível e estar ali traz uma sensação energizante e de paz.
ESQUICHOEIRA
Após este passeio incrível, fomos nos banhar na Esquichoeira, que ganhou este nome graças um tobogã que hoje deu lugar a vasos com flores que se envolve com a queda da cachoeira. Independente do tobogã desativado, é possível mergulhar e se banhar na cachoeira, inclusive ficar embaixo da queda d´água. Por ali, você encontra águas cristalinas e tranquilas.
PICO DOS MARINS
Este passeio é para aqueles que buscam uma grande aventura. O Pico dos Marins é formado por um grande maciço rochoso localizado na Serra da Mantiqueira paulista e está entre os 30 picos mais altos do Brasil. É um destino muito procurado e conhecido por quem pratica trekking.
Para aqueles que não são montanhistas ou praticantes de trekking, vale se planejar com antecedência com um treinamento funcional para enfrentar o Pico dos Marins.
Segundo Lucas, idealizador e guia da Peixoto Expedições, o período ideal para ir no Pico dos Marins é de Abril à Setembro.
Com a Peixoto Expedições, o passeio inicia-se a noite por volta das 22hrs e termina no cume do Pico dos Marins ao amanhecer. Para aqueles que desejam enfrentar esta jornada, Lucas orienta que requer preparo mental e físico e que a recompensa ao chegar no amanhecer ao cume do Pico dos Marins é garantida.
Se você gosta deste tipo de passeio e já enfrentou outras trilhas e cumes, inclua o Pico dos Marins na sua lista de desejos e desfrute desta experiência única!
DICA
Inclua no seu roteiro a TIROLESA E LANCHONETE GARGANTA DO DRAGÃO.
Neste lugar, você encontra um espaço ao ar livre para toda a família aproveitar. É de fácil acesso, tem lanchonete com porções e bebidas, banheiros e a grande atração do lugar: a tirolesa para quem gosta de se aventurar. Aos finais de semana é bem movimentada. Para maiores informações e horários de funcionamento, clique aqui.
ROTA SÃO MIGUEL ARCANJO – AVENTURA DE FÉ
“Cada um de nós tem um peregrino em si e uma pegada a ser deixada para que outro saiba por onde passar e conhecer a sua história.” @rotasaomiguel
Além das trilhas e cumes que atraem os turistas à Piquete, a religiosidade também é uma atração turística. A cidade é a última parada dos romeiros mineiros que vão ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Aparecida do Norte. Esse trecho de aproximadamente 40km é conhecido como Rota São Miguel Arcanjo, em homenagem ao padroeiro da cidade de Piquete.
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, chamada popularmente de “Basílica de Aparecida”, é conhecido mundialmente e considerado o maior Santuário no mundo dedicado à Maria. Todos os anos, o local recebe milhões de visitantes vindos de todo o Brasil além de turistas estrangeiros, que vão para a cidade de Aparecida para agradecer a Nossa Senhora pelas graças alcançadas.
Além dos romeiros, passam pela Rota São Miguel Arcanjo algumas cavalgadas e grupos de bikers também.
COMO CHEGAR EM PIQUETE
Saindo de São Paulo – via BR-116 – trajeto de 208 km.
Saindo do Rio de Janeiro– via BR-116 – trajeto de 261 km.
PARCEIROS DO VÁ PRO INTERIOR:
Nossa hospedagem: Vale das Colinas. Essa pousada no centro de Piquete conta com uma grande estrutura com suítes simples, área de piscina, cozinha e copa. O tipo de hóspede que mais atende são pessoas à negócios, famílias a passeio e romeiros.
Nosso guia: Peixoto Expedições. Lucas é o idealizador e guia que nos levou para estes passeios incríveis em segurança e com muita descontração.
Confira nas páginas de Peixoto Expedições, as datas de novos passeios por Piquete e região:
Instagram, clique aqui ou Facebook, clique aqui.
Vá para Piquete e viva esta experiência com Peixoto Expedições!
Quer ver o vídeo desta aventura por Piquete, acesse nosso canal no YouTube clicando aqui.
Lembre-se! Recolha o lixo | Respeite a natureza | Viaje com consciência | Aventure-se.
@vaprointerior.