Já tínhamos ouvido muito falar de São Thomé das Letras – MG como um lugar com uma good vibes incrível! E foi exatamente o que nós vivenciamos!
O Caminho
Saindo de São Paulo capital quase todo o trajeto é feito pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) mais especificamente até a cidade de Três Corações/MG. O percurso é longo, mas dá para fazer em um dia, antes mesmo de escurecer.
No caminho fizemos uma parada na cidade de Bragança Paulista/SP para esticar as pernas e comer um lanche de linguiça MARAVILHOSO – tradicional por lá. Nem precisamos entrar na cidade, o Restaurante Fazenda fica no pé da Rodovia Fernão Dias.
Seguimos viagem até Três Corações/MG, a estrada até lá é ótima e a paisagem que acompanha todo o trajeto é lindo. Entramos na cidade e logo se vê um monumento do rei do futebol – Pelé. Pois é, ele é nascido lá. Quem quiser, pode dar uma parada para visitar o Museu Terra do Rei e a Casa Pelé.
Como já tínhamos todo um roteiro elaborado, passamos direto por Três Corações rumo a São Thomé das Letras. Percorremos mais 43 km pela estrada LMG-862 até nosso destino. Estrada ótima, em boas condições e uma paisagem natural muito bonita também.
Ao longo da estrada um pôr-do-sol LINDO nos acompanhava. Tivemos que parar o carro para registrar este momento tão maravilhoso.
O Destino
Conforme você vai chegando em São Thomé, placas de cachoeiras, grutas e restaurantes já vão aparecendo no caminho. De longe avistamos pedreiras á todo vapor. Tanto que a extração de pedras de quartzito é a base da economia local. As pedras são exportadas até para fora do Brasil!
Ao chegar ao centro, você se depara com ruas e casas feitas de quartzito, grutas e diversas lojinhas de artigos místicos que dão o tom exótico desta pequena cidade interiorana mineira.
Dica 1
No centro de São Thomé, baixar a pressão dos pneus para 18 – 20 com o intuito de proporcionar mais conforto na cidade, além de ter mais tração nas estradas de terra. As ruas da cidade são inteiramente feitas de pedras grandes, irregulares, por isto o recomendável é andar na primeira marcha, devagarzinho.
Sua posição geográfica também é um diferencial. São Thomé é a quarta cidade mais alta do Brasil localizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira.
Por estar no alto, é de praxe moradores e turistas achar um cantinho na cidade para se ver o pôr-do-sol. Nuances de cores e luzes a cada dia! Lindo!
Os lugares mais procurados para se ver o pôr-do-sol são: a Casa da Pirâmide, o Morro do Cruzeiro e o Mirante localizados no Parque Antônio Rosa considerado o ponto mais alto da cidade. Este complexo de mirantes e lugares místicos podem ser visitados através de uma caminhada pelo Parque. Portanto, use sua roupa mais confortável e tênis para aproveitar o melhor deste passeio.
DICA 2
Conheça a Pirâmide, depois o Cruzeiro e por último o Mirante e dali se acomode para ver o lindo pôr-do-sol de São Thomé.
Em finais de semana e feriados estes picos ficam lotados principalmente no entardecer, por isto programa-se para não chegar em cima da hora para ver o pôr-do-sol ou prefira fazer este passeio em dias menos movimentados.
As cachoeiras também são o grande atrativo de São Thomé. Localizadas fora do centro da cidade, na zona rural, há diversas para se desbravar, cada uma com sua particularidade. Algumas oferecem banheiro, restaurante, lanchonete e estacionamento, como a Cachoeira Antares e a Cachoeira Vale das Borboletas.
Estas cachoeiras são lindas!
E que tal uma cerveja artesanal depois de um banho de cachoeira? Se você for apreciador de uma boa cerveja artesanal, a Cervejaria Quântica é parada obrigatória. Um casal carioca te recebe não só com boas cervejas num espaço simples e rústico, como deve ser na zona rural, mas também utilizam os ingredientes que usam nas cervejas para fazer porções deliciosas como o bolinho de cevada e o hambúrguer artesanal de cevada. Vale a parada!
Por último, mas não menos importante, o passeio que não pode faltar na sua ida a São Thomé é no Complexo do Sobradinho. Conta com restaurante, bar, loja de artesanatos, playground, salão de jogos, quadra de basquete, piscinas, cachoeira e a grande atração: a Gruta. A travessia na Gruta de Sobradinho é uma experiência incrível para todas as idades.
É cobrada uma taxa em média de R$ 25/pessoa incluso a visitação ao complexo e o passeio a gruta com os equipamentos de segurança: lanterna, bota, capacete e um guia. Após sair da gruta, desfrute de poços de água natural! Caso não queira ir para gruta, taxa de visitação para o restante dos atrativos é em média R$15 reais por pessoa. Na volta, refresque-se na piscina, almoce no restaurante e descanse para continuar o pé na estrada!
Ainda tem dúvidas se deve ir para São Thomé?
O que torna a cidade exótica são suas lendas e histórias místicas. Há quem diga que já viu duendes e óvnis por lá!! O clima esotérico é percebido andando por São Tomé, nas suas construções, pinturas, grafites, roupas, artesanatos.
Por tudo isto a energia positiva e a hospitalidade são sentidas pelo turista que lá está. Ao contrário do que muitos pensam, a cidade tem toda uma estrutura para receber um turista mais exigente ou que simplesmente prefere pagar por maior conforto e comodidade. A cidade tem hospedagens e restaurantes para todos os bolsos e guias turísticos para acompanhar em passeios mais remotos.
Permita-se experienciar este roteiro único!
Até a próxima viagem!