Definitivamente, essa cidade é a cara do Vá Pro Interior. Consegue juntar tudo aquilo que a gente mais gosta num só passeio. Trilhas, cachoeiras, boa comida e tudo isso ainda vem recheado de história.
Por onde começar?
A maior atração de São José do Barreiro é o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Criado em 1971 com objetivo principal de proteger as últimas áreas de Mata Atlântica e ecossistemas marinhos do litoral sul-fluminense. Abrange os municípios de Ubatuba, São José do Barreiro, Areias e Cunha, no estado de São Paulo, e Paraty e Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
Sua grande extensão permite a sobrevivência de animais de grande porte, minimizando os riscos de extinção.
A grandiosidade do Parque, que abrange da serra ao litoral, resulta em uma variedade de climas, paisagens, cachoeiras e espécies que elevam o Parque ao grau de importância extrema para a conservação da biodiversidade.
O Vá Pro Interior separou três lugares do Parque Nacional da Serra da Bocaina que você deve conhecer:
- Vila de Trindade: conheça a Praia do Meio (praia mais popular devido ao fácil acesso) e é dela que você pode também realizar a Trilha da Cachoeira onde no percurso há diversas quedas d’água como a Pedra que Engole e a Dois Irmãos. A Praia do Caixa D’Aço (acesso por trilha de 400m) possui extensa faixa de areia e em algumas épocas do ano fica boa para prática do surf. É dessa praia que você pode realizar uma trilha que chega na Piscina Natural de Trindade, um dos lugares mais belos da região. Outra opção para chegar até lá é pegar um barco da Praia do Meio. A fim de preservar esse atrativo turístico tão procurado pelos visitantes, foi criado normas para limitar o número máximo de pessoas e o tempo de permanência.
O Vá Pro Interior apoia essa medida. O lugar estava recebendo muitos turistas e alguns deles levando cooler, aparelho de som, deixando lixo na natureza e levando poluição sonora que não é o intuito desse lugar.
- Caminho de Mambucaba: conhecida como a Trilha do Ouro, pode ser realizada em 3 ou 4 dias de caminhada. A trilha inicia-se na cidade de São José do Barreiro/SP e termina em Paraty/RJ. Possui lugares para acampar e pousada (bem simples) de apoio aos trilheiros. Além dos monitores do Parque que podem ser acionados, caso haja algum imprevisto. No caminho diversas cachoeiras belíssimas como a de Santo Izidro, a das Posses e a do Veado. É necessário autorização com pré-agendamento. Não é obrigatório guia, mas recomendamos; além de agregar segurança ao seu passeio, você ainda acaba conhecendo histórias e curiosidades sobre o Parque e região.
Para maiores informações, acesse o site da ICMBio e agende sua visita com antecedência: https://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina/
- Pedra da Macela: localizada em Cunha/SP. O acesso é de carro por estrada de terra por 5km e depois a pé por 2,5km de subida íngreme. Dá em torno de duas horas de caminhada morro acima. Mas o esforço é recompensado com uma paisagem exuberante de parte do Vale do Paraíba, da serra e do litoral.
Nosso Roteiro:
Nossa ideia inicial era fazer a Trilha do Ouro, mas percebemos que precisávamos de um planejamento melhor e equipamento para realizar essa trilha de 3 dias. Essa aventura nunca experienciamos, mas continua na nossa wish list!
Isso não nos impediu de aproveitar dois dias incríveis em São José do Barreiro!!
Por isso, se você não é tão aventureiro assim pra fazer a Trilha do Ouro ou simplesmente só tem dois dias para turistar, compartilhamos o nosso roteiro pra você se inspirar e colocar o pé na estrada, veja:
1° Dia – Parque Nacional da Serra da Bocaina: a entrada do Parque fica a uma hora de carro partindo do centro de São José do Barreiro, conhecido como o Vale histórico.
O trajeto: a estrada é boa, asfaltada e bem sinalizada. Só o trecho final, pouco antes do pórtico de entrada é que demanda cuidado. Até carro sem tração passa tendo o devido cuidado (fizemos o passeio com um HB20x). Dito isto, aproveite o caminho que é super bonito. Possui 4 mirantes incríveis com uma vista exuberante da Serra e de todo o Vale do Paraíba, dependendo do mirante e do clima. Além disso, fomos com o Roberto, guia local que nos contou diversas histórias e curiosidades da região durante o trajeto.
O Atrativo: fomos ao Parque com intuito de conhecer a primeira cachoeira da trilha, a Cachoeira Santo Izidro. Apesar do dia chuvoso e aquele friozinho característico, resolvemos ir, porque a caminhada era curta (em torno de 30min); a trilha foi fácil, mesmo com o tempo chuvoso e claro, porque estávamos com o guia Roberto, que nos deixou super a vontade e proporcionou um passeio super tranquilo e bacana! Instagram: @robertomarcolinodasilva
O único esforço na trilha é a descida até o pé da Cachoeira Santo Izidro, mas possui corrimão de apoio e está em ótimas condições. A Cachoeira é belíssima!! Imponente com seus 80 metros de queda d ́água e ainda forma um poço de água natural com uma pequena faixa de areia (quando a vazão d’água não está intensa). Passeio ideal para todas as idades. Só não mergulhamos, porque estava muito frio, senão…rsrs.
2° Dia – Cachoeira da Usina: o que não falta em São José do Barreiro são opções de corredeiras e cachoeiras para contemplar ou para se refrescar. Existe até um balneário municipal que no momento está em reforma, mas logo estará aberto ao público.
O trajeto: resolvemos conhecer essa cachoeira, pois também é super acessível. Localizada em torno de vinte minutos do centro de São José do Barreiro. e caminho super fácil e sinalizado.
O Atrativo: a Cachoeira da Usina possui duas quedas d’água e só soubemos disso, porque encontramos um morador local que nos deu essa dica. Da entrada da cachoeira onde estacionamos o carro, dá 10 minutos de trilha pra cima para encontrar a 1a queda d’água. Voltando, mais 5 min descendo, chegamos na 2a queda. As duas quedas da cachoeira são lindas, formam também poços naturais de águas verde cristalinas, perfeita para banhar-se. Tivemos sorte, pois o tempo abriu e pudemos tomar um sol enquanto relaxamos nas pedras.
Quer agregar seu roteiro por São José do Barreiro?
Outro ponto turístico e de relevância cultural e arquitetônica em SJB é a Fazenda Pau D´Alho.
Apesar da enorme cicatriz em nossa sociedade em função da herança escravocrata e suas mazelas, esta Fazenda recebeu visita de Dom Pedro I e quase se tornou o Museu do Café, que acabou sendo inaugurado em Santos.
“A Fazenda Pau D’Alho é atualmente um dos pontos de referência para o turismo histórico e para compreender as profundas mudanças do Brasil de um século atrás.”
Fonte: UOL – Aventuras nas Histórias (AH). Clique aqui para ver a matéria completa.
A Gastronomia
A começar pelo armazém do Rancho, ao lado do restaurante, que é uma verdadeira viagem no tempo para nós, nascidos no interior de São Paulo.
À venda, havia; fumo de corda, carne de porco em lata, macarrão em embalagem de papel, geléia de mocotó; além de bebidas, doces e queijos típicos e brinquedos como bilboquê e peteca dentre outros que lembram nossa infância.
Depois desse passeio incrível pelo armazém (acredite, é um passeio!), o ponto alto foi nosso almoço no Rancho. O proprietário, Rogério, muito simpático e atencioso nos ofereceu o que ele mesmo chamou de Experiência Rancho: um menu degustação fantástico idealizado por ele mesmo.
Nesta experiência incrível, pudemos degustar a famosa Farofa de Iça, preparada com banha suína e farinha de mandioca e acompanhada por uma cachaça da casa. Nossa, lá se iam 20 anos desde que havia comido farofa de içá (Fabricio). Depois dessa entrada espetacular, a comida caipira feita no fogão a lenha foi o prato principal, muito saborosa!
Por isso, é chamado de Rancho Gastronomia & Cultura. Um espaço de celebração da cultura caipira!
Seja em cada cantinho da decoração; da moda de viola como som ambiente, do fogão a lenha com comida caipira, das atrações musicais que são convidadas a se apresentar. Sempre há uma programação por lá, confira o instagram de @ranchosjbarreiro e acompanhe as atrações.
Nossa Hospedagem
Sabe aquela Pousada cheia de história?! Essa é a Pousada Casa da Praça. Localizada no vale histórico de São José do Barreiro, bem no centro onde há tudo que um hóspede precisa para maior comodidade na sua estadia.
A arquitetura e a decoração dos ambientes chamam a atenção pelos detalhes. Parece estarmos num filme de época. Os quartos são bonitos, confortáveis, super limpo, organizado, decoração na medida e o cheirinho foi um plus. No espaço comum, sala de tv e de jogatina. No quintal, redes para descansos e vista para Serra. Felipe, o proprietário, um simpático e atencioso anfitrião que cuida do casarão da sua família preservando muito da sua história.
Na hospedagem está incluso o café da manhã numa padaria ao lado super charmosa e aconchegante. Instagram: @mavic_biscoitos_cafeteria
Pela localização privilegiada, a Pousada Casa da Praça é chamada assim, porque fica exatamente em frente a Igreja matriz. Ao lado dela, fica o Rancho Gastronomia & Cultura que como você viu é parada obrigatória em São José do Barreiro. Além disso, fica a 20min da Cachoeira da Usina e a 25 km da entrada do Parque da Serra da Bocaina.
Instagram @pousadacasadapraca
E aí, gostou do nosso roteiro de 2 dias por São José do Barreiro? De quebra, você ainda ganhou mais três dicas de passeio, da serra ao litoral, para conhecer o Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Fica aqui nossos agradecimentos ao Felipe, Rogério, Roberto, Sandra e Roseli por toda hospitalidade!!
Voltaremos para realizar a Trilha do Ouro, com certeza! Até breve @sjbarreiro!
Vá Pro Interior.