Muito turista conhece ou já ouviu falar do turismo de aventura da cidade de Brotas. O que muitos não sabem é que a cidade vizinha também tem esta proposta turística – a Analândia.
Estas duas cidades próximas possuem essencialmente atrativos turísticos naturais, como: cachoeiras, rios e morros, mas atendem perfis diferentes de aventureiros. Analândia – destino mais econômico e rústico; Brotas – serviços e passeios mais estruturados e hospedagens mais completas.
Por isto, o vá pro interior escreveu esta matéria com um roteiro de viagem completo para você conhecer o melhor de Analândia. No próximo post, apresentaremos um roteiro na cidade de Brotas.
Vem #decaronanadica do Vá Pro Interior! – Analândia
Analândia é denominada de Estância Climática o que garante uma verba maior para promoção do turismo local. Entretanto é pouco disseminada e explorada e, por isso, é possível encontrar preços mais econômicos quando comparada a sua vizinha, Brotas.
Localização: a 225 km da capital paulista
Estrada principal: Rodovia dos Bandeirantes SP-348
Roteiro de Viagem
O principal atrativo turístico de Analândia é o Morro do Cuscuzeiro com cerca de 900 metros de altura onde se pratica diversas atividades de aventura.
Neste local, é possível curtir passeios como:
Rapel
Escalada
Cavalgada
Trilhas
Tirolesa
Arco e Flecha
Passeio Ecológico no Bondinho
Estas atividades podem ser realizadas pela Pedra Viva localizada na Estrada da Serra, km 3, no caminho para chegar ao morro.
O Cuscuzeiro é muito procurado para a prática de escalada. Há mais de 50 vias com graus variando desde o 3ºsup até o 9ºAB. Ideal para esportistas ou aqueles que já têm um nível avançado nesta atividade.
Outro passeio imperdível é na Gruta do Índio. Onde é possível ver de perto pinturas rupestres e se conectar com a história local. A caminhada até a gruta é de nível médio e o passeio somente com um guia autorizado.
Uma visita às cachoeiras fecha com chave de ouro este roteiro de viagem por Analândia como a:
Ideal para quem já tem uma certa experiência em trilhas de nível médio – difícil.
Trilha fácil, ideal para levar crianças e para se refrescar em pequenas quedas d’água.
Com estacionamento gratuito, vestiário feminino e masculino com chuveiros, restaurante self-service aos finais de semana, porções e bebidas para toda a família e ainda é possível alugar bóias para descer a cachoeira.
A vista do cuesta é um bônus!
Para se hospedar, indicamos o Hotel Alto da Boa Vista.
Acomodações simples e confortáveis para casal e famílias, com bastante área verde, piscina para adultos e crianças, com vista para a Pedra do Cuscuzeiro e o Morro do Camelo, localizada no centro. É possível acampar também.
Como você pôde notar, Analândia é o destino ideal para aventureiros; para os que buscam uma viagem mais econômica; para os que gostam de ‘turistar’ de dia e pouca badalação.
Dica do Vá Pro Interior
Para aproveitar os passeios com mais tranquilidade e conforto: leve uma bolsa pequena, tipo mochila, para colocar alguns objetos essenciais como: água, frutas e repelente. Antes de ir para o passeio, use protetor solar (e já coloque na mochila também!) e vá com roupas leves e tênis adequado. Assim você estará preparado para novas experiências!
Diga pra nós o que você achou deste roteiro e compartilhe com aquele amigo aventureiro esta dica!
Até a próxima viagem!